Um tema muito discutido dentro das empresas atualmente tem sido a saúde dos colaboradores, e com a junção de saúde e análise de dados, essa realidade vem mudando. Fato é que, pessoas saudáveis possuem uma produtividade maior.
Entretanto, contrariando as expectativas, estudos da International Stress Management (ISMA) considerou a força de trabalho brasileira como a segunda mais estressada do mundo.
De acordo com os dados da pesquisa, 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de estresse, e 32% sofrem da síndrome de Burnout. Além desse cenário, o custo médico-hospitalar têm subido acima da inflação, o que torna a situação ainda mais grave.
Como consequência, o rendimento profissional cai muito, gerando horas improdutivas, baixo desempenho e altos custos com afastamento causado por doenças, em sua maioria, psicológicas.
E como os dados aliado à saúde podem contribuir com a mudança desse cenário?
É preciso que as empresas desenvolvam um olhar mais empático para com seus colaboradores, implementando estratégias de análises que contribuam com a saúde destes.
Uma dessas estratégias é a Health Analytics, que usa o conceito da inteligência de dados e mapeia o uso de medicamentos do colaborador. Dessa forma é possível detectar possíveis problemas de saúde e tomar decisões antecipadas, prevenindo o cuidado.
Algumas grandes empresas já se movimentaram e utilizam o Health Analytics, por exemplo a Leroy Merlin, Hipera Farma, Danone e outras. Utilizando os dados na gestão da saúde da equipe, a maneira como os colaboradores se relacionam com sua saúde muda.
Além de um controle mais cauteloso, a conscientização também é preciso, uma vez que muitos dos colaboradores acabam por não utilizar seu convênio de forma eficiente.
Utilizar os dados na gestão da saúde dos colaboradores é um cuidado que se faz necessário e uma realidade que estará cada vez mais presente. Os dados são aliados da gestão!
Entenda como a IN10 pode ajudar sua empresa e contribuir com uma melhor análise de dados. Fale com nossos especialistas.