Nosso mundo digital hiper conectado é definido por uma superabundância de dados, onde tudo é mensurável, rastreável e quantificável, sendo assim, conseguimos contar histórias com dados.
Quer saber qual a publicação mais curtida do Instagram? Ou quantos sorvetes o brasileiro médio consome por ano? Os dados estão ao seu alcance.
A disponibilidade de dados prontos hoje em dia é uma realidade. Isso nos ajuda a otimizar o desempenho, personalizar o conteúdo e provar valor para o negócio.
Mas, sem técnica para visualização adequada, não é possível de contar histórias com dados.
Não se trata dos fatos e das figuras, é sobre como moldamos esses dados em histórias convincentes.
Adam Singer, da Google, tem anos de experiência encontrando e revelando a narrativa significativa em conjuntos de dados. Sua apresentação no Content Marketing World 2017 foi sobre como criar visualizações de dados limpas, informativas e atraentes.
Aqui está um breve resumo visual de toda a sua apresentação:
Ele resume bem as falhas de comunicação com dados encontradas no dia-a-dia. O segredo é: Melhorar a visualização de dados por meio de atributos pré-atencionais.
Mas o que seriam atributos pré-atencionais ?
Cerca de 70% dos receptores sensoriais humanos estão ligados à visão.Consequentemente, seres humanos adquirem mais informações via visão do que por meio de todos os outros sentidos combinados.
Exemplo:
Determine rapidamente o número de ocorrências da letra H no conjunto de caracteres abaixo:
Faça isso agora, na figura abaixo:
Em visualizações de dados, é fundamental acionar elementos visuais que levem o interagente a uma rápida conclusão Atributos pré-atencionais têm este objetivo.
A ciência de visualização de dados já executou centenas de experimentos para descobrir quais atributos são processados de maneira pré-atencional. Os resultados obtidos mostram que os atributos pré-atencionais podem ser organizados em quatro categorias:
- Cor;
- Forma;
- Movimento;
- Localização espacial.
Alguns exemplos ilustram isso:
Ferramentas de exploração e interação com dados permitem que qualquer usuário consiga montar suas visualizações com fantásticos atributos pré-atencionais, vejamos:
Melhores praticas que ajudam contar historias com dados:
Como com qualquer tipo de narração, a melhor maneira de visualizar seus dados é conhecer a audiência da sua história. Mas existem algumas melhores práticas a serem seguidas para visualizações independentemente da audiência ou intenção:
- Utilize gráficos simples. Não insira todos os pontos de dados, apenas o suficiente para mostrar a tendência. Concentre-se no que mais interessa na sua história;
- Diga ao usuário qual é o ponto. Seu público não deve ter que adivinhar o que deseja comunicar, coloque-o bem no título de sua visualização. Faça o dado dizer o que deseja concluir e comunicar;
- Use os dados certos para o stakeholder certo. Certifique-se de personalizar seus dashboards para públicos diferentes, mantendo apenas os dados mais relevantes para cada um;
- Seja criativo e divirta-se. Soluções como o I Know tornam mais fácil ver e entender seus dados. Não tenha medo de experimentar!
Fale com nossos especialistas em dados e veja como podemos te ajudar com uma melhor interpretação de dados.