TCO: Como avaliar um investimento em projeto de Dados?

TCO: Como avaliar um investimento em projeto de Dados?

A utilização do TCO, Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade), tem como objetivo estimar financeiramente todos os custos diretos e indiretos envolvidos no seu projeto de dados. O intuito é tentar identificar o impacto financeiro que a implementação trará.

Etapas de cálculos do TCO:

Aquisição: Onde você vai levantar os custos com aquisição de hardware e software.

Implementação: Aqui você irá listar tudo que será preciso para realizar a implementação do projeto em sua empresa.

Suporte ou manutenção: Nesta parte do cálculo você irá contabilizar tudo o que envolve suporte e manutenção, como, por exemplo, profissionais de TI.

Porém, para alcançar bons resultados existem alguns fatores que precisam ser considerados para que o cálculo de TCO seja realizado adequadamente. Eles são:

  1. Saiba quais são os objetivos:

Saber quais são os objetivos propostos para a realização do cálculo de TCO é o que vai garantir que os resultados atendam às expectativas.

  1. Defina quais são os custos relevantes:

É importante entender e definir o que de fato será relevante para tal projeto. Aqui entram custos como contratações, serviços, ferramentas, etc.

  1. Defina o período do cálculo:

O ciclo de vida de um produto de TI, o período de execução de um determinado projeto e o levantamento dos custos mensais de um setor, por exemplo, são algumas amostras de períodos que podem ser contemplados para se calcular o TCO.

Qual a importância desse cálculo?

O TCO é importante para calcular os custos de investimentos de um projeto, e também para comparar produtos e serviços, para que você consiga optar pelo melhor custo x benefício.

Aqui na IN10, por exemplo, nós temos o I Know. Com o I Know o cliente não precisa investir em hardware, software, contratar e treinar profissionais capacitados em dados para o seu projeto.

Adquirindo o plano de assinatura do I Know, além de economizar consideravelmente em comparação a implementação de projetos de forma tradicional, o cliente também já possui todos os gastos com contratações e compra de materiais incluso. Com isso o investimento total do projeto consegue ser menor e também mais rápido.

Você pode baixar nossa planilha aqui, para ter uma ideia de quais são os custos com investimentos e como calculá-los.

Agora que você já conhece a importância do cálculo de TCO, nos diga, já o usou na sua empresa? Conte com a IN10 para te ajudar.

Posts Recentes

Siga Nos

Close Bitnami banner
Bitnami