People Analytics: Outra maneira de analisar seus dados de RH.

People Analytics: Outra maneira de analisar seus dados de RH.

People Analytics é o conceito de analisar dados na gestão de pessoas. Partindo de uma visão humanista, as pessoas são o centro de uma organização, pois toda Pessoa Jurídica possui um conjunto de Pessoa Física por trás.

Com o avanço tecnológico, conclui-se que as pessoas têm tido cada vez mais tempo para explorar suas habilidades e criatividade, uma vez que as máquinas e programações podem auxiliar no trabalho humano. Porém, com a diminuição do trabalho humano em algumas funções, cresce também a rotatividade de funcionários.

O People Analytics surge então com o objetivo de solucionar esse problema. Sua função envolve melhorar a gestão de pessoas, reter talentos e aumentar a satisfação dos colaboradores.

Mas como o People Analytics realiza esse trabalho?

O que difere o People Analytics das tarefas de Recursos Humanos são apenas os dados. E justamente os dados são os responsáveis por garantir uma tomada de decisões mais assertiva – quando analisados de maneira correta.

E usar os dados hoje em dia é algo essencial, porque o mercado mudou!

Por exemplo: Quando uma empresa abre vaga e recebe uma grande variedade de candidaturas, imagine quanto tempo uma pessoas leva para selecionar os mais qualificados e prepara-los para uma possível entrevista. Com o People Analytics é possível filtrar essas candidaturas de maneira simples e automatizada, eliminando assim o recurso humano e otimizando o tempo do profissional de RH.

Isso ocorre porque há uma coleta de dados eficaz que os transforma em uma informação valiosa para a empresa.

Existem algumas startups atualmente que já realizam esse tipo de filtro. Porém, muitas empresas preferem investir em uma automatização no próprio site, ou em um próprio aplicativo.

Algumas outras formas de interagir com os colaboradores e promover uma análise mais assertiva na coleta de seus dados, está na criação de aplicativos e programas internos. Dessa forma o colaborador pode realizar cursos, usar as ferramentas no dia-a-dia, se atualizar e se informar sobre a empresa.

Agora que você já sabe da importância do People Analytics para sua organização, nos diga, você está preparado para transformar sua empresa?

Posts Recentes

Siga Nos

Close Bitnami banner
Bitnami