Como Funciona a Governança de Dados na Atualidade

data-driven-in10

Como Funciona a Governança de Dados na Atualidade

A governança de dados é o resultado de estudos de governança, gerenciamento e TI. Ela se dá entre a estratégia e o gerenciamento diário das operações, sendo a ponte que traduz uma visão estratégica.

Essa visão reconhece a importância dos dados para a organização e os codifica em práticas e diretrizes que apoiam as operações, garantindo a entrega de produtos e serviços aos clientes.

Muitas organizações ainda estão se esforçando para se tornarem orientadas por dados, pois acreditam que, para gerar valor por meio destes, é necessário ter muitos dados em mãos. Esse é um erro comum e que mantém essas organizações na posição de busca pela cultura Data Driven.

Gerar valor exige o uso de dados corretos, concentrando-se na qualidade e não na quantidade.

A governança de dados, se usada como uma ponte no design organizacional, apoia a execução da estratégia e permite a inovação. Ela fornece as proteções necessárias para garantir a segurança e a confidencialidade das informações processadas pela organização ou de propriedade dela.

Uma boa governança requer equilíbrio e ajuste e, quando bem feita, pode estimular a inovação digital sem comprometer a segurança.

Veja quatro ações simples para ajudar a governar os dados em uma organização de acordo com o Guia Executivo da AWS, nossa parceira.

Comece pelos líderes:

Para governar os dados, os líderes precisam reconhecer a relevância estratégica que oferecem. Assim, permitindo que eles incorporem os dados como parte de sua estratégia.

Pense além para apoiar a inovação baseada em dados:

Garantir que a cultura de dados contribua para a inovação é muito importante para controlar os dados na organização .

Crie e assegure a governança de dados com frequência por meio de estruturas de trabalho:

O aprofundamento nos detalhes dos mecanismos de governança de dados é uma tarefa intimidante. Porém, projetar e declarar de que forma os dados devem ser governados em uma organização se torna mais flexível e menos complicado. 

Não foque apenas nos dados em repouso:

Os dados em fluxo são importantes para a governança de dados nas organizações na atualidade. Embora os serviços consistam em software, eles devem ser criados e testados para cumprir as diretrizes e práticas de governança de dados da organização.

A governança de dados exige bastante esforço e dedicação, pois, ela ajuda a organização a proteger um ativo estratégico valioso e, ao mesmo tempo, apoiar a inovação digital.

Gostou desse conteúdo? Vamos falar sobre governança de dados?

Referências:

Guia Executivo AWS

Posts Recentes

Siga Nos

Close Bitnami banner
Bitnami