Business Intelligence e Análise de Dados na sua empresa.

Business Intelligence e Análise de Dados na sua empresa.

A análise de dados e o Business Intelligence (BI) precisam andar de mãos dadas na gestão de uma empresa. Pois, os dados são informações valiosas que determinam o sucesso de uma corporação.

Analisar dados é entender comportamentos e preferências de seus clientes e assim tomar as decisões certas para o momento. Através dessa análise é possível prever resultados e definir estratégias que possam mudar o futuro do seu negócio.

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence é um conceito que se apoia na tecnologia afim de coletar, armazenar e analisar dados relevantes para uma empresa. Após a coleta de dados, ocorre então o processamento dos mesmos. Com isso, o BI gera relatórios visuais apresentados em Dashboards, que auxiliam na interpretação das informações coletadas.

Apresentar dados de forma visual torna a leitura acessível, pois qualquer colaborador dentro de uma empresa tem a capacidade de compreendê-los e com isso fica mais fácil tomar decisões e definir estratégias.

O Business Intelligence pode auxiliar na tomada de decisões do seu negócio em diferentes áreas, como por exemplo:

  • Identificando formas de aumentar os lucros
  • Analisando o comportamento dos clientes
  • Comparando dados com a concorrência
  • Acompanhando o desempenho
  • Otimizando as operações
  • Prevendo o sucesso
  • Identificando tendências de mercado
  • Descobrindo erros ou problemas

O Business Intelligence e a análise de dados precisam trabalhar juntos, porque um complementa o outro.

A análise é a responsável por trazer questionamentos como “Por que isso aconteceu?”, “Como aconteceu?”, “O que acontecerá?”. Enquanto o BI é o responsável por mostrar os resultados de forma acionável.

Por sermos seres visuais e muito sensíveis a padrões e a cores, visualizar os dados em dashboards ajuda na leitura e análise, mesmo para aqueles que não possuem tanta familiaridade com eles.

Transformar dados em painéis, ajudam a contar imediatamente uma história, porque destaca tendências ou padrões que talvez não fossem facilmente revelados com a análise manual dos dados brutos. Essa acessibilidade possibilita mais conversas sobre os dados, levando a um impacto ainda maior.

Conhecendo quais são os impactos do BI e análise de dados dentro de uma empresa, você percebe a necessidade dessa transformação?

Conte com a IN10 para levar essa cultura à sua organização.

Fale conosco.

Posts Recentes

Siga Nos

Close Bitnami banner
Bitnami